quarta-feira, abril 03, 2024

Municípios da Amop vão criar abrigo conjunto para mulheres

Durante a eleição e posse da nova diretoria da Amop, que agora tem o rondonense Márcio Rauber como presidente, prefeitos e prefeitas da entidade fizeram a entrega simbólica do quadro criando a personalidade jurídica do Ciasop (Consórcio Intermunicipal de Assistência Social do Oeste do Paraná). Entidade pioneira no País criada pela Adamop (Associação das Primeiras-Damas do Oeste do Paraná) em parceria com a própria Amop e que terá como primeiro desafio a construção de uma casa de acolhimento regional para mulheres vítimas de violência doméstica.

A presidente da Associação Nacional das Primeiras-Damas e ex-presidente da Adamop, Fabíola Paranhos, foi uma das idealizadoras do Ciasop e fez questão de ressaltar o papel também das demais primeiras-damas do Oeste paranaense. 

"Estávamos em uma campanha de arrecadação e soubemos de um caso de Toledo muito grave e decidimos fazer algo. Muitos acham que o cargo de primeira-dama é apenas ilustrativo, mas não é. Poder fazer ações de políticas públicas para as pessoas mais vulneráveis é muito gratificante", afirmou. 

Para o prefeito de Santa Tereza do Oeste e presidente do Ciasop, Elio Marcianiak, o consórcio será muito importante para a segurança de mulheres vítimas de agressão. "Já temos garantidos os 3 milhões de reais necessários para construir esta casa-abrigo regional e agora vamos batalhar para conseguir o terreno e tirar este grande sonho do papel", adiantou.

Já para a promotora pública Andréa Frias, esta será uma ferramenta essencial para garantir que as vítimas tenham coragem e força para denunciar os agressores. "Vivemos um momento de pandemia de violência doméstica contra a mulher. Sabemos que os municípios pequenos não têm condições de manter uma casa desse porte. Agora, com esta iniciativa regional temos certeza de que muitas mulheres poderão usufruir e aproveitar este espaço. Até porque uma mulher vítima de violência hoje só terá o julgamento do seu agressor em média em três anos. Então, essa iniciativa vai possibilitar as mulheres terem força para conseguir fazer a denúncia", detalhou.

Até agora, 34 municípios já aderiram ao novo consórcio: Anahy, Boa Vista da Aparecida, Cafelândia, Cascavel, Céu Azul, Diamante do Oeste, Diamante do Sul, Entre Rios do Oeste, Formosa do Oeste, Francisco Alves, Guaraniaçu, Ibema, Iguatu, Iracema do Oeste, Itaipulândia, Jesuítas, Lindoeste, Maripá, Matelândia, Medianeira, Mercedes, Missal, Nova Aurora, Ouro Verde do Oeste, Palotina, Pato Bragado, Ramilândia, Santa Helena, Santa Tereza do Oeste, Serranópolis do Iguaçu, Toledo, Tupãssi, Ubiratã e Vera Cruz do Oeste