domingo, março 24, 2024

COM 34%, REGIONAL DE GUARAPUAVA CONCENTRA A MAIOR PRODUÇÃO DE BATATA DO PARANÁ

A batata é a principal atividade olerícola paranaense e com um impacto importante na economia local nas principais regiões produtoras, como é o caso de Guarapuava.
 
Com uma área de cultivo que se estende por cerca de 7000 hectares somando as duas safras, a região de Guarapuava se destaca como um dos principais polos produtores de batata no Estado, ao lado da Região de Curitiba.

A região de Guarapuava possui uma produtividade e qualidade que a destaca. Já o município de Guarapuava, por sua vez, é o principal produtor do Estado, com cerca de 3.800 hectares dedicados ao cultivo das duas safras anuais. A cultura está presente em 150 municípios.

"A região de Guarapuava tem em torno de 7 mil hectares. Somando as duas safras. Já a região de Curitiba tem em torno de 8 mil hectares. Por outro lado, a produtividade e a qualidade das batatas da região de Guarapuava, com produtores se especializando cada vez mais, fazem com que seja a primeira em volume de produção e no valor bruto da produção também”, aponta o engenheiro agrônomo da Seab, Paulo Andrade. 

Além da importância no volume e qualidade do produto colhido, a Regional também desempenha um papel crucial na formação de preços, respondendo por 34% da produção estadual.
 
*Redação/Daiara Souza | Foto: AEN-PR