terça-feira, março 26, 2024

Após 17 anos com bons resultados, produtor de soja pode ter prejuízo na safra 2023/24

Datagro estima que o potencial de produtividade média da soja em 2023/24 seja 10% menor do que na safra passada

Depois de 17 anos seguidos de renda positiva aos produtores brasileiros de soja, a temporada da safra 2023/24 corre o risco de ter resultados negativos para a maioria dos agricultores. A avaliação é de Flávio Roberto de França Junior, líder de conteúdo da Datagro.

“Apesar do recuo nos custos de produção, tivemos também a queda expressiva nos preços, ficando a possibilidade de renda positiva atrelada ao bom desempenho na produtividade – que mesmo que seja positiva, no geral, o desempenho será inferior aos três últimos anos”, comentou, em nota, França Junior.

O avanço da colheita de soja no Brasil, que chegou a 70% da área até a última sexta, de acordo com a Pátria Agronegócios, continua mostrando rendimentos desuniformes em muitas regiões do país.

Dentro desse contexto, a Datagro ressalta que observando as variáveis que determinam a lucratividade bruta, definida pela relação entre a receita obtida, custo de produção e produtividade, pendem para o lado positivo apenas para os sojicultores que conseguirem “colher bem”.