A Secretaria Municipal de Saúde faz um alerta à população: foi confirmado o primeiro caso de Chikungunya e 06 casos de Dengue sendo 02 na área rural e 04 na área urbana de Guaraniaçu.
“De acordo com o último levantamento da Vigilância Ambiental, há uma alta infestação do Mosquito Aedes aegypti em Guaraniaçu, podendo acarretar numa epidemia de Dengue, Zika e Chikungunya, diante do aparecimento desses casos confirmados. E o que chama atenção é que ficou constatado durante as visitas dos Agentes de Endemias, que a cada 100 imóveis, aproximadamente 20 deles tinham criadouros do mosquito e 90% dos focos estavam em imóveis habitados na área urbana”, alerta o Diretor Ambiental , Wellington Soster.
Para evitar a proliferação do Aedes Aegypti, é fundamental que a população colabore e faça a sua parte,
- Permitindo que os agentes de combate às endemias tenham acesso aos imóveis para realizarem o tratamento focal;
- Manter quintais e lotes limpos;
- Não depositar lixo e entulhos,
- Evitar o acúmulo de água parada; evitando assim aparecimento de novos criadores do mosquito, entre outras ações.
A Secretária Municipal de Saúde Ivone Fabricio pede o apoio da população para ficar em alerta e se prevenir, uma vez que o município tem um altíssimo nível de infestação do mosquito Aedes Aegypti, principal transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.
"É preciso deixar claro que diante de sintomas, como febre, mal-estar, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, falta de apetite e manchas vermelhas pelo corpo, é necessário procurar atendimento médico com urgência. Os sintomas da Dengue são muito parecidos com os da Covid, disse a Secretária.
O Prefeito Osmario Portela convocou uma Reunião com as Secretarias de Saúde, Obras e Urbanismo, com a empresa responsável pela coleta do lixo orgânico e com a responsável pela UVR (Unidade de Valorização de Recicláveis), para intensificar as coletas e elaborar um plano de contingência e ações a serem desenvolvidas para frear a possibilidade de epidemia de Dengue em nosso município.
Juntos, vamos acabar com a Dengue!