A Aymoré Fogos, empresa contratada pela Prefeitura de Curitiba para os shows pirotécnicos nos eventos de Natal, foi multada em R$ 50 mil pelo município por usar modelos de fogos de artifício proibidos por lei municipal.
A programação de Natal da prefeitura começou no dia 22 de novembro e em diversas atrações há shows de fogos de artifício. Entre eles, por exemplo, os eventos no Parque Barigui e no Jardim Botânico.
Moradores das redondezas dos eventos que usam os fogos de artifício reclamam dos transtornos causados pelo barulho.
A multa aplicada, no entanto, trata apenas de evento realizado no dia 2 de dezembro no Parque Barigui. Nesse dia, um cão fugiu após se assustar com o barulho dos fogos de artifício. Leia mais a seguir.
No Jardim Botânico, um Boletim de Ocorrência (B.O) foi registrado e o caso é investigado pela polícia.
Em nota, a Aymoré Fogos afirma que os produtos contratados pela prefeitura estão de acordo com leis municipais, estaduais e federais. A empresa cita que os "fogos de tiro" são proibidos, mas que os "fogos de cores, que possuem frequência sonora menor e de menor impacto" são liberados.
A companhia diz ainda que as festas de Natal do município estão cumprindo as normas e que se preocupa com o "bem estar dos curitibanos e de seus pets".
A contratação dos serviços foi feita por pregão eletrônico e o valor pago pela prefeitura à empresa foi de R$ 992.958,00. O contrato prevê o fornecimento de fogos de artifícios e mão de obra para eventos da Fundação Cultural de Curitiba (FCC).
A empresa também foi responsável pelo show pirotécnico dos eventos de Natal da Prefeitura de Curitiba de 2022.
O deputado estadual Goura (PDT) enviou à Prefeitura de Curitiba na
última terça-feira (12) um ofício para que a administração municipal
retire os fogos de artifício da programação do Natal e reveja o tipo de
contratação de fogos e locais de realização destes eventos.