domingo, novembro 26, 2023

Proposto pela deputada Cristina Silvestri, perigos do cigarro eletrônico serão tema do grande expediente da sessão plenária desta segunda (27)

médica pneumologista Josiane Marchioro estará na Assembleia Legislativa do Paraná na próxima segunda-feira (27 de novembro) para falar sobre os perigos da nova onda tabagista gerada pela popularização dos cigarros eletrônicos. A proposição é da deputada estadual Cristina Silvestri (PSDB). A data foi escolhida em alusão ao dia de combate ao câncer infanto-juvenil, 23 de novembro.

“Aparentemente inofensivos e de fácil acesso, os cigarros eletrônicos conquistaram uma legião de adeptos, especialmente entre adolescentes e jovens adultos. Sabemos que eles causam uma série de danos à saúde e aumentam o risco de dependência a longo prazo. A sociedade como um todo precisa estar informada e alerta”, defende a deputada Cristina.

A explanação de Josiane Marchioro, que é responsável pelo ambulatório de tabagismo do Hospital de Clínicas e diretora do Departamento de Comunicação Social Paranaense de Pneumologia, será no grande expediente da sessão plenária, às 14h30. Ela vai apresentar dados sobre a concepção, composição, comercialização e regulamentação dos cigarros eletrônicos, além de um panorama das principais doenças relacionadas ao tabagismo.