segunda-feira, agosto 07, 2023

Mutirão da Copel retira 52 toneladas de fios soltos “pendurados” nos postes em Cascavel , Laranjeiras do Sul teve lei aprovada também..!!

 

Laranjeiras do Sul teve LEI aprovada pelos VEREADORES ..

Os fios soltos nos postes constituem uma cena bastante comum nas ruas de Cascavel, tanto nos bairros como no centro da cidade. Em alguns deles, é tanto fio que fica difícil ‘contabilizar’ e de entender o grande “emaranhado” de fios que acabam não tendo espaço nos postes. Para melhorar a situação visual e de segurança, equipes da Copel (Companhia Paranaense de Energia Elétrica) estão trabalhando tanto na retirada, quanto na fiscalização das empresas de telefonia e dados.

Além disso, uma lei aprovada na Câmara Municipal e publicada ainda em julho no mês no Diário Oficial, vem ampliar as ações para equacionar o problema. Segundo a assessoria de imprensa da Copel, a companhia tem intensificado e atuado na fiscalização do uso dos postes por parte das empresas de telefonia e dados em todo o Paraná. Somente em Cascavel, neste ano foram emitidas 153 notificações de risco e outras 63 para regularização técnica, que resultaram em melhoria das condições do cabeamento em 50 quilômetros de redes.

A fiscalização é realizada no sentido de cobrar que as operadoras cumpram sua obrigação de manter a fiação corretamente instalada nos postes, mas nos casos em que não houve providência de solução após o prazo concedido, a Copel realiza intervenções com suas equipes de campo

As normas determinam que as distribuidoras de energia elétrica de todo Brasil têm a obrigação legal de notificar e multar as empresas de telecomunicações com cabos irregulares e cortar a fiação somente em casos que representam risco à população. Observando a segurança como prioridade, o contrato de compartilhamento de postes possui disposições específicas sobre os requisitos a serem observados, pactuadas entre distribuidora de energia e empresa de telecomunicações, para que seja atendido o interesse público e cumprida sua função social.