A vacinação é destinada a crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos de idade
Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal contra o HPV (Papilomavírus Humano) e meningites e infecções generalizadas (doenças meningocócicas), a Secretaria de Saúde de Guarapuava (SMS), em parceria com a Secretaria de Educação (SME), realiza vacinação nas escolas do município.
Esta ação realizada nas escolas do município se dá por meio do Programa Saúde nas Escolas, promovido pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, em parceria com os municípios. E tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
Em Guarapuava, foi sancionada em fevereiro deste ano, pelo prefeito Celso Góes, a Lei Nº 3406/2023 de autoria da vereadora Bruna Spitzner, a qual assegura e dispõe sobre a vacinação contra o vírus HPV em crianças e adolescentes em sua unidade escolar na rede municipal de ensino.
Uma das escolas municipais contempladas neste primeiro momento, é a
Escola Municipal Raul Henrique Lupattelli. Somente nesta unidade, 26
crianças, entre 9 e 11 anos, foram vacinadas com a vacina contra o HPV.