O Paraná foi o estado do Brasil que mais reduziu o desmatamento ilegal da Mata Atlântica nos primeiros cinco meses de 2023. A área de vegetação suprimida passou de 1,8 mil hectares para 860 hectares no comparativo com o mesmo período de 2022, queda de 54%. Minas Gerais (47%), Santa Catarina (46%) e Bahia (43%) apresentaram diminuições significativas.
Na média, a área desflorestada do bioma no País foi de 7.088 hectares, contra os 12.166 hectares registrados de janeiro a maio de 2022, uma redução de 42%. O levantamento é do SAD (Sistema de Alertas de Desmatamento) Mata Atlântica, parceria da Fundação SOS Mata Atlântica, Arcplan e a plataforma colaborativa Mapbiomas, especializada em meio ambiente.
“O Paraná fez do combate ao desmatamento ilegal uma obsessão, por isso esse novo dado precisa ser comemorado, reflete um trabalho bem sério que estamos desenvolvendo. Reforça que nossas ações de monitoramento, fiscalização, repressão e educação ambiental, implementadas lá em 2019 pelo governo Ratinho Junior, estão surtindo os efeitos desejados”, frisa Everton Souza, diretor-presidente do IAT (Instituto Água e Terra), autarquia vinculada à Sedest (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável).
Souza destaca que as análises mensais do NGI (Núcleo de Inteligência Geográfica e da Informação) do IAT já vinham apontando a curva descendente da supressão vegetativa no Estado. Como exemplo, o diretor citou o relatório divulgado no mês passado pelo mesmo MapBiomas, que mostrou a diminuição de 42% entre 2021 e 2022 no Estado, a segunda maior redução do País.