O Governo do Estado anunciou recursos da ordem de R$ 15 milhões para ações de inclusão e acessibilidade das sete universidades estaduais do Paraná. O edital foi assinado na 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), evento acadêmico-científico que neste ano acontece em Curitiba, com o apoio e a participação do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. A programação começou no domingo (23) e segue até sábado (29).
Os recursos são oriundos do Fundo Paraná, dotação gerenciada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). O programa de inclusão e acessibilidade tem como objetivo assegurar condições adequadas para que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida possam se locomover e utilizar os espaços acadêmicos.
As instituições irão elaborar projetos com itens de infraestrutura e sinalização, em conformidade com legislação específica para acessibilidade. O prazo para envio das propostas encerra no dia 1º de setembro.
O secretário da Seti, Aldo Nelson Bona, ressalta o compromisso do governo estadual com a inclusão e acessibilidade. “A acessibilidade é um tema bastante importante para as universidades que têm edificações antigas, de períodos em que não havia preocupação arquitetônica com a inclusão. O intuito é apoiar projetos de edificações, incluindo equipamentos, materiais, softwares e instrumentos que possam melhorar a acolhida dos estudantes, possibilitando condições de plena permanência”, explicou.
PARQUES CIENTÍFICOS
Neste quinto dia de evento, o estande do Governo do Paraná divulgou
ações do Sistema Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná (Separtec).
Vinculado à Seti, o Separtec tem amparo no Decreto nº 9.194/2018,
que estabelece conceitos de planejamento e boas práticas de gestão para
o credenciamento de parques científicos e tecnológicos em todo o
território paranaense.