Os produtores rurais do Paraná vão contar com uma nova ferramenta para auxiliar no cultivo de culturas de clima temperado.
Um aplicativo de celular, lançado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), vai informar a quantidade acumulada de frio ao longo do ano.
Com essa informação, produtores e profissionais de ciências agrárias, poderão estimular artificialmente a quebra de dormência das plantas, com foco em garantir a boa produtividade. Isso porque frutíferas de clima temperado, como a macieira e o pessegueiro, perdem as folhas e entram em repouso nos dias frios e curtos do inverno.
Dessa forma, acumulam reservas de nutrientes, hormônios e açúcares para brotação, florescimento e frutificação no ciclo seguinte. Mas para isso necessitam de um acúmulo certo de horas de frio e é aí que entra o aplicativo.
As informações serão apresentadas em duas faixas de busca. Uma das categorias vai mostrar o acúmulo de temperaturas inferiores a 7,2 ºC e a 13 ºC. Essa categoria será voltada para 20 municípios, incluindo Curitiba.
Outros 10 municípios, como Maringá, Londrina e Paranavaí fazem parte do segundo grupo, que vai receber informações de temperaturas inferiores a 15 ºC e a 18 ºC.
O aplicativo está disponível nas lojas Appstore e Google Play e pode ser baixado gratuitamente.