O curso de formação é destinado ao civil aprovado em concurso público para a carreira de praça da PM do Paraná, habilitando-o a desempenhar as funções de soldado, cabo e 3º sargento da corporação, conforme prevê a Lei Estadual nº 5.940/1969.
O Curso tem a duração mínima de 1600 horas, preparando o novo policial para executar as funções de policiamento ostensivo geral. O segundo curso é voltado aos soldados e segue dentro do cronograma. Nesta semana se encerra a parte teórica.
De acordo com o coordenador da ESFAEP, capitão Tavares, em seguida os alunos iniciam o estágio operacional em Cascavel e toda a região oeste e sudoeste. O retorno para a ESFAEP está previsto para setembro, quando ocorre a formatura dos 230 alunos.
Até aqui, os futuros soldados participaram de várias atividades teóricas, como palestras, seminários e cursos com os mais variados temas considerados importantes para a preparação da carreira policial.
A escola cascavelense iniciou as atividades em 2022, quando formou a primeira turma de praças. A instalação da ESFAEP ocorreu graças a um grande esforço coletivo, em especial do deputado Marcio Pacheco que trabalhou por três anos em favor dessa conquista.
Pacheco foi um dos grandes articuladores junto ao Governo do Estado para a implantação da escola cascavelense. “É uma grande alegria ver a ESFAEP funcionando e oferecendo preparação para os praças da Polícia Militar”, destaca Pacheco.
De acordo com o deputado, a demanda foi apresentada, em 2019, pelo então Coronel Sérgio Teixeira. Na época, Teixeira era o responsável pelo 5º Comando da Polícia Militar em Cascavel – atualmente o Coronel Teixeira é o comandante da PM do Paraná.
A demanda também recebeu apoio do Conselho dos Gestores de Segurança Pública de Cascavel (COGESP), bem como do prefeito Leonaldo Paranhos. Em 22 de junho de 2022, o governador Ratinho Junior, junto com o então comandante-geral da PM do Paraná, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, assinaram a autorização da instalação da ESFAEP em Cascavel.
A instalação da unidade resulta em aumento do efeito de segurança na cidade e região. A escola funciona, por enquanto, no antigo prédio do CEEBEJA, na Avenida Rocha Pombo, região do Lago Municipal.
A ESFAEP é a terceira do Paraná – a primeira foi instalada em São José dos Pinhais (Guatupê) em 1966 e a segunda em Maringá, em 2012.