quarta-feira, maio 31, 2023

BR-277 segue fechada em Nova Laranjeiras após derramamento de produto corrosivo

Quase 24 horas se passaram e a BR-277 segue interditada após o derramamento de uma carga de material corrosivo sobre a via, em Nova Laranjeiras.

O derramamento aconteceu na tarde de terça-feira (30), e ainda não há previsão de liberação. Segundo o inspetor da PRF, Ricardo Salgueiro, os galões foram removidos do local, mas o produto ainda segue sobre o pavimento, e como é um material contaminante, não pode ser abandonado na natureza. Terá de ser utilizado algum material, como serragem, cimento ou areia para a absorção do material e posterior liberação da via.

A PRF alerta os motoristas que não se dirijam para o local, já que há uma fila quilométrica. A melhor opção é pegar o desvio por Quedas do Iguaçu ou aguardar em ponto de apoio.

O caso

A BR-277 está interditada desde a manhã desta terça-feira (30), em Nova Laranjeiras, após o derramamento de uma carga de material corrosivo.

Segundo informações, um caminhão que carregava diversos galões de monoetanolamina acabou tombando no local, que fica em uma curva. Com o tombamento do veículo, os galões se desprederam e caíram sobre a via, sendo necessário a interdição devido ao vazamento do líquido sobre a pista.

Ao todo, são 16 tanques com ácido corrosivo que em contato com pneus de veículos aquece e vira névoa altamente tóxica e nociva à saúde. A área de isolamento total que varia de 50 metros a 500 metros a favor do vento. Se molhar aumenta o isolamento para 1500 metros em todas as direções. Dos 16 tanques praticamente todos estouraram, vazando perto de 6 mil litros na rodovia e área no entorno. 

Ambos os sentidos estão completamente interditados devido a limpeza da rodovia. Uma empresa foi acionada para fazer essa tarefa. Órgãos ambientais também foram até o local e analisam o caso. Não há previsão de liberação da pista, e motoristas estão se utilizando de desvios para passar pelo trecho.