Guarapuava viveu um momento histórico na área da saúde. O prefeito Celso Góes e a secretária de Saúde do município, Chayane Andrade Ceroni, deram posse a 11 novos médicos que atuarão na saúde básica do município. Os profissionais foram aprovados no último Processo Seletivo Simplificado (PSS), realizado em fevereiro deste ano.
Celso enfatizou ainda, que o setor da Saúde é prioridade em sua administração.
“Nossa gestão está, desde o início, empenhada em promover uma saúde de qualidade à população. Sabemos dos desafios que enfrentamos todos os dias por problemas que não estão ao nosso alcance para resolver. Mesmo assim, tentamos ajudar com o possível para não deixar a população desamparada e desassistida. Auxiliamos a gestão do Instituto Virmond, nas arrecadações do Hospital São Vicente de Paulo, dentre outros recursos e auxílios. Mas sabemos que nem tudo cabe ao poder executivo. Quero que saibam, também, que, em breve, teremos uma nova contratação pelo Programa ‘Mais Médicos’”, acrescentou o prefeito.
Um dos profissionais contratados é Edson Crema Júnior. Natural de Guarapuava, filho do cardiologista Edson Crema, irmão do também médico Rodrigo Crema, o profissional é formado em medicina pela Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro. Fez especialização em Cirurgia Geral na Santa Casa do Rio de Janeiro e Gastroenterologia na Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP). Além disso, atuou como médico intensivista na cidade de São Paulo. Realizou a formação médica e o internato médico no Hospital Angelina Caron, em Curitiba. Na região, já atuou nos municípios de Pinhão, Inácio Martins, Teixeira Soares e Pitanga. Em Guarapuava, além de atuar na Unidade Básica de Saúde, também trabalha nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município.
Os profissionais que foram empossados são Adriana Marin, Anabel Arribas Perez, Camila dos Santos, Dener Brandelero, Edson Carlos Crema Junior, Maristela da Silva Freitas, Patricia Souza Ritty, Pedro Penha Virmond Arruda, Susset Rodriguez Dominguez e Yurandi Domingos Zamora.