Na terra das oportunidades, população busca oportunidades de empregos nas cidades vizinhas. As chances de emprego na cidade são apenas 0,7 postos para cada 10 habitantes, de acordo com uma pesquisa e estudo do mapa das desigualdades sociais divulgado na primeira quinzena do mês de janeiro 2023.
A pesquisa também aponta que as chances de conseguir um emprego formal na Cidade são 100 vezes menores em comparação a outras cidades da região. Com menos oferta de trabalho formal, quem sofre é a população local de Quedas do Iguaçu, que precisa percorrer grandes distâncias e cidades vizinhas. Com isso, a população local está sujeita a aceitar trabalhos informais ou, na pior das situações, ficar desempregada.
O salário médio do trabalhador formal em Quedas do Iguaçu é de 1.4 salários mínimos enquanto que um trabalhador na informalidade recebe em média, 44% menos, aponta o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Isso significa que, se todos os que perderam emprego, conseguiram um trabalho na informalidade, a economia de Quedas do Iguaçu perde 1.2 milhões por mês e R$ 13.4 milhões no ano, 40% mais que toda a injeção de dinheiro proveniente dos empregos.
Desemprego gera pobreza, ...
Essa situação de desemprego não é particularidade de Quedas do Iguaçu…desigualdade, A pesquisa também mostrou que 2,7% das famílias mais ricas ficam com quase 20% de toda a renda, enquanto que 28% das famílias mais pobres dividem 18% de toda a renda, ou seja, a renda de uma família do estrato mais rico sustentaria 12 famílias do estrato mais baixo.
É preciso ‘vender’ a cidade dentro e fora do nosso estado. E trazer grandes indústrias, ... Esta atividade da mas não qualquer indústria... A premissa básica é atrair empresas que demandam insumos que o município tem em abundância. O esforço para trazer uma grande, média ou pequena indústria é praticamente o mesmo, mas uma grande traz a reboque as pequenas. O olhar deve se voltar para grandes empresas que possam se beneficiar com que o município posso lhe oferecer.
A atual administração precisa de Foco, inteligência, dedicação e muita estratégia… Não se nega que não existe um esforço da atual administração do município neste sentido, mas, é preciso triplicar os esforços e acionar o modo ‘executar’. Quem precisa de emprego tem pressa. E a população da terra das oportunidades não consegue visualizar as oportunidades prometidas pela atual administração.