sábado, fevereiro 11, 2023

Procon de Guarapuava autua banco por longo tempo de espera na fila e insuficiência de caixas eletrônicos

 Procon de Guarapuava realizou, entre os dias 07 e 09 de fevereiro, fiscalização em 10 estabelecimentos bancários da cidade. A ação resultou na autuação do Banco Bradesco, por desrespeito à Lei Municipal nº 2376/2014, que limita em 20 minutos o tempo máximo de espera na fila em dias normais e em dias de pagamento do funcionalismo público, e em 30 minutos, à véspera de ou após feriados prolongados.

Na ocasião, conforme o órgão, constatou-se grande aglomeração de idosos aguardando atendimento nos caixas eletrônicos, os quais não eram suficientes para a demanda, assim como poucos atendentes para orientar os consumidores idosos. A falha na prestação de serviço resultou em ofensa aos direitos dos consumidores, em especial, dos idosos, que, inclusive, tiveram que esperar na parte de fora da agência em razão da aglomeração na parte interna.

De acordo com o Procon, em Nota à imprensa, a ação pretende garantir o cumprimento da Lei Municipal nº 2376/2014, assim como zelar pelo atendimento de qualidade e em tempo razoável dos consumidores, em especial os idosos.

“A Lei prevê que nos dias normais, o tempo máximo de espera para atendimento é de 20 minutos e em dias após feriados prolongados, de pagamento a funcionários públicos, vencimentos de faturas das concessionárias de serviços públicos e de recebimentos de tributos públicos, o tempo de tolerância é de 30 minutos”, explicou o órgão. 

Segundo o Procon, os bancos têm até dez dias para apresentar sua defesa, informando ainda as medidas tomadas para adequação do tempo máximo de espera nas filas, assim como na melhoria dos serviços de autoatendimento. E em caso de não atendimento às recomendações do órgão, a agência poderá ser multada por descumprimento da legislação municipal.