sábado, dezembro 31, 2022

Decreto qvai garantir a entrega de absorventes às meninas de 11 a 16 anos em situação de vulnerabilidade em Cascavel

Decreto 17279 que institui o Programa Municipal de Garantia à Dignidade Menstrual - Digna Idade foi publicado em Diário Oficial nesta quinta-feira (29).

Ele está vinculado à Secretaria Especial de Cidadania, da Proteção à Mulher e de Políticas sobre Drogas.

O programa visa garantir a saúde e bem-estar de meninas de 11 a 16 anos em situação de vulnerabilidade social, inseridas em espaços da Rede Pública de Ensino e em serviços de convivência e Fortalecimento de vínculos da Seaso (Secretaria Municipal de Assistência Social) com a entrega de absorventes.

Algumas das finalidades do Digna Idade estão:

- Prevenir o absenteísmo e a evasão escolar, a fim de evita prejuízos à aprendizagem e ao rendimento escolar por motivos relacionados à pobreza menstrual.

- Orientar meninas de 11 a 16 anos nos temas relativos a dignidade menstrual, buscando assegurar o direito à autonomia coporal e autodeterminação;

- Promover acesso à informação sobre saúde e higiene menstrual, por meio de ações ou campanhas educativas e

- Trabalhar em consonância aos objetivos 1 (erradicação da pobreza), 3 (saúde e bem-estar), 4 (Educação de qualidade) e 5 (Igualdade de gênero) de Desenvolvimento sustentável - ODS presentes na Agenda 2023 da ONU, para avançar em direção à garantia da dignidade menstrual