quarta-feira, novembro 09, 2022

Audiências apresentarão estudos ambientais de PHCs da região Sudoeste

Inaugurada há um ano, PCH Bela Vista opera com alto desempenho

Três audiências públicas estão marcadas para este mês de novembro em diferentes municípios da região. O objetivo é apresentar estudos e documentos ambientais relativos a empreendimentos energéticos construído e em projeto de implantação no Rio Chopim, na região Sudoeste do Estado do Paraná.

O primeiro ato público está marcado para o dia 09 de novembro, às 19h00, no Centro Cultural Clevelandense para apresentação do apresentação do Estudo de Impacto Ambiental  e Relatório de Impacto Ambiental,  para licenciamento do  empreendimento PCH Trindade Baixo Jusante, com potência de 19,5 MW.

Conforme o Instituto Agua e Terra(IAT), a audiência visa esclarecer a respeito dos estudos apresentados pelo empreendedor e colher sugestões com a finalidade de subsidiar o processo de licenciamento ambiental do empreendimento acima mencionado.

A usina, que deverá ser instalada há 11 quilômetros do perímetro urbano de Clevelândia, é classificada de pequeno porte que, a partir de túnel de 133 metros de comprimento, aproveitará o desnível natural distribuído ao longo curso do rio Chopin.

A captação d’água ocorrerá diretamente no reservatório da CGH Salto Claudelino, não havendo necessidade de obras de novo reservatório. Conforme o Estudo, sistema prevê linha de transmissão de 40,00 km de comprimento e tensão 138 kV até a subestação da COPEL em Pato Branco.

 PCH BELA VISTA

Já nos próximos dias 22 e 23 de novembro, ocorrerão  Consultas de apresentação Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno de Reservatórios Artificiais – PACUERA, do reservatório da PCH Bela Vista, nos municípios de Verê e São João.

A programação ocorrerá em formato híbrido pela internet e evento presencial dia 23 de novembro no Salão Paroquial em São João. Já no dia 24 será na Câmara de Vereadores, entre 19h00 e 22h00.

O Instituto Agua e Terra, explica o objetivo é subsidiar o processo de aprovação do Plano de Uso e Ocupação do Entorno do Reservatório Artificial da Pequena Central Hidrelétrica Bela Vista (PACUERA PCH Bela Vista).

Inaugurada há pouco mais de um ano, a PCH possui 29,81 MW de potência instalada, sendo 29,322 MW nas três unidades geradoras da casa de força principal. A energia gerada na hidrelétrica é levada até a subestação existente em Dois Vizinhos através de uma linha de distribuição em alta-tensão (138 mil volts), com 18 km, que passa por Verê e São Jorge D’Oeste. Em Dois Vizinhos, é feita a conexão com o sistema interligado.