quarta-feira, outubro 05, 2022

Policiais da 2ªCia de Laranjeiras do Sul realizaram operação PATRULHA Maria da Penha 2022

Com o objetivo de combater os altos índices de violência doméstica e feminicídios que ocorrem no Paraná, a Patrulha Maria da Penha do 16º BPM, junto com policiais militares integrantes da Câmera Técnica da Patrulha Maria da Penha, participaram da 2ª edição da Operação Maria da Penha, Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a iniciativa faz parte do calendário de ações da Secretaria de Operações Integradas, voltada ao público vulnerável.

Até o dia 27 de setembro, os policiais militares envolvidos atuaram em ações preventivas e repressivas para combater todas as formas de agressão contra a mulher. Palestras de conscientização e fiscalizações de Medidas Protetivas de Urgência fizeram parte das atividades desenvolvidas pela polícia militar durante a operação.   

O objetivo é conscientizar a sociedade para o crime, difundir os canais de denúncia, fomentar e induzir políticas públicas voltadas para as mulheres a partir dos indicadores apresentados. E, também, estimular e replicar boas práticas implementadas pelo estado na proteção e acolhimento de mulheres vítimas de violência. A operação conta com o apoio da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM) e da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), ambas do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), além das Secretarias de Segurança Pública dos estados. 

80 municípios foram visitados durante a operação, sendo 15 pela  Patrulha Maria da Penha do 16º BPM : Manoel Rias, Pitanga, Santa Maria do Oeste, Pinhão, Reserva do Iguaçu, Candói, Cantagalo, Virmond, Laranjeiras do Sul, Rio Bonito do Iguaçu, Ivaiporã, Mamborê, Boa Esperança, Goioerê e Moreira Sales, ao total foram mais 2000 km rodados, 52 fiscalizações de Medidas protetivas de Urgência, 1200 pessoas alcançadas pelas 15  palestras de conscientização e  mais  de 1000 panfletos distribuídos com informações a respeito da temática.

Nos dias 21 e 22 de Setembro de 2022 aconteceu na sede do 1º BPM em Ponta Grossa, o Nivelamento para Instrutores Multiplicadores de Patrulha Maria da Penha, considerando ações desenvolvidas pela Câmara técnica como forma de capacitação para prevenção à violência doméstica.

O Nivelamento repassou orientações a fim de padronizar procedimentos a serem adotados pelos militares estaduais envolvendo violência doméstica, uma vez que infelizmente ainda é uma realidade cotidiana no Estado, procurando assim atender situações dessa natureza com uma resposta eficiente, preventiva e repressiva de qualidade que seja efetiva no enfrentamento à violência doméstica. 

Os Canais de denúncia em caso de suspeita ou violação dos direitos da mulher, a orientação é procurar uma delegacia de polícia especializada mais próxima ou ligar para 180, 190 ou 181.