quinta-feira, setembro 01, 2022

Previsão de muito calor e tempo seco na primavera que começa dia 22 de Setembro

Fim do mês de agosto, do Inverno de 2022. Mais um dia com cara de outono, com possibilidade de temperaturas de verão em plena transição para a primavera.

Hora de recorrer a uma entrevista online com o meteorologista Lucas Fumagalli. Ele comenta que devemos ficar atentos aos eventos extremos.

Lucas explica que essas características foram observadas nos últimos anos e que pode estar associado a uma mudança na circulação da atmosfera na América do Sul.

Poucos dias atrás, calor de ligar o ar condicionado, logo depois, mínima de 0,7°C. Hoje, mínima de 7°C e máxima de 22°C. Temperaturas que triplicam ao longo do dia.

O meteorologista comenta que a alternância entre períodos quentes e frio, são trocas de massas de ar que acontece entre as linhas equatoriais e polares, considerado normal.

Ele cometa que as condições dos oceanos influenciam. As ondas se propagaram frequentemente com passagem a cada 1/2 semanas, conhecidas como frentes frias.

De acordo com Lucas esse é o terceiro ano do fenômeno La Niña, que favorece a entrada de ar frio na América do Sul. O indicativo é que no próximo ano o oceano pacífico entre em situação de neutralidade, pondo fim ao período de três anos de La Niña

A primavera vem aí. Ela vai começar às 22h04 de 22 de setembro e pode ter momentos de frio e calor intenso.

O meteorologista explica que podem ter períodos prolongados de calor, tempo seco, temperaturas muito elevadas inclusive acima do normal, inclusive com potencial para recordes. Além também de material particulado na atmosfera devido a queimadas

Para o verão, Lucas explica que ainda é muito cedo para parâmetros, mas se espera algo próximo a normalidade.

Enquanto isso, baseia-se no calendário para saber em qual estação estamos, porque o que cada um de nós vem sentindo na pele não é muito parâmetro.