segunda-feira, agosto 15, 2022

PInhão - Município pode ter nova eleições para prefeito , José Vitorino perde mais uma batalha no Superior Tribunal de Justiça - VEJA

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou provimento ao agravo regimental impetrado pelo prefeito de Pinhão, José Vitorino Prestes. 

A sessão da Terceira Seção do STJ ocorreu na ultima quarta (10). A decisão teve a unanimidade do colegiado. Portanto o STJ manteve a inelegibilidade do prefeito. 

 Conforme jurisprudência, em casos semelhantes a esse, o município passa por nova eleições.

De acordo com o processo, José Vitorino insiste contra sentença que transitou em julgado em 2013. Essa sentença já impedia que ele concorresse a qualquer cargo público. No entanto, a defesa apelou a uma alteração de jurisprudência ocorrida em 2017. Todavia, a revisão criminal e o pedido de ‘habeas corpus’ ocorreram somente em 2020. Além disso, conforme o STJ, a alteração da jurisprudência não autoriza o ajuizamento de revisão criminal como ocorreu com José Vitorino .

Por conta disso, o prefeito eleito em 2020, e que tomou posse graças a uma liminar, trava uma batalha judicial para  validar o resultado da eleição. No entanto, ele vem sofrendo uma série de derrotas judiciais. 

 Caso o entendimento seja por novas eleições, quem assume interinamente é o presidente da Câmara, Israel Oliveira Santos (PT).