quarta-feira, agosto 31, 2022

EXEMPLO - Câmeras do projeto Cidade Monitorada começam a ser instaladas em diversos pontos de Guarapuava

 

Inovação na segurança pública é o foco do projeto municipal Cidade Monitorada, que traz mais conforto e tranquilidade para a população no âmbito da segurança. A primeira etapa do projeto, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, por meio do programa Espia, Polícia Militar e Polícia Civil, iniciou nesta semana e contemplará a instalação de cento e vinte câmeras em pontos estratégicos da cidade, como em entradas e saídas do município, regiões com grande fluxo de pessoas e veículos, além de pontos de conflito e nas imediações de escolas e universidades.

Com alguns tipos câmeras de monitoramento, entre elas as Câmeras Speed Dome, que são modelos que possuem zoom óptico, se movimentam por 360º e podem ser controladas de forma remota, por meio de uma central de videomonitoramento ou um vigia. Esse modelo será utilizado em praças, parques e pontos estratégicos, priorizando uma captação focada em detalhes e também em modo noturno, capturando imagens com mais qualidade. O projeto também pretende, em conjunto com as forças de segurança, instalar equipamentos com o recurso LPR (do inglês “License Plate Recognition”, ou Reconhecimento de Placas de Veículos). 

“Vão ser cento e vinte câmeras espalhadas por toda cidade. O intuito do projeto é fazer o cercamento, a muralha digital de Guarapuava, criando assim um ambiente de maior tranquilidade para a população. São diversos modelos de câmeras que trazem desde imagens 360° até modelos com zoom de um quilômetro e meio. Então, é um investimento na segurança pública e patrimonial do município para trazer mais qualidade de vida para os guarapuavanos”, destaca o secretário de Planejamento e Urbanismo, Paulo Dirceu Rosa de Souza. 

Murilo José, da empresa Ilumina Guarapuava, responsável pela instalação das câmeras, explica que o município, a partir do projeto, passa a contar com câmeras modernas e uma tecnologia de ponta para monitorar a cidade, contribuindo com o desenvolvimento da segurança pública e a qualidade de vida da população.   

Os primeiros equipamentos instalados estão em seis pontos, um deles próximo da PR-170, entre as Ruas Padre Réus e Altacir Ciro Gubert. Outra câmera foi instalada na Rua Turíbio Gomes, no bairro Vila Bela. Houve também a instalação no trecho da Avenida Prefeito Moacir Júlio Silvestri, no entroncamento com a Rua Gerânios, no Bairro Batel. 

Ainda, receberam a instalação dos equipamentos, as Ruas Elías Zacalusny com a Rua Paraná, no Bairro Conradinho, a Avenida Castelo Branco com a Rua Epitácio Pessoa, no Bairro Alto da XV. Já no Bairro Santana, a  Rua Deputado Lauro Sodré Lopes, próximo ao Colégio Estadual Mahatma Gandhi, passa a contar com equipamentos de monitoramento.