quinta-feira, agosto 04, 2022

Chefe de quadrilha responsável por mega-assaltos é preso em SP

Foi preso, nesta 4ª feira (03.ago), em Bragança Paulista, no Interior de São Paulo, um dos chefes da facção criminosa responsável por mega-assaltos a carros fortes e bancos. Danilo dos Santos Albino, de 38 anos, é suspeito de comandar os ataques que, devido à extrema violência, passaram a ser conhecidos como "novo cangaço".

Presente na lista de criminosos mais procurados do país, Danilo foi detido durante uma abordagem de rotina da Polícia Rodoviária Federal (PRF). "Ele tinha um RG do estado do Pará, e os policiais começaram a questionar sobre o estado do Pará, e ele não soube dar explicações ou informações básicas do estado. Nesse momento, os policiais acabaram desconfiando ainda mais", relata do superintendente executivo substituto da PRF de São Paulo, Alfredo José Martinelli de Oliveira.

O criminoso, que tinha 4 mandados de prisão na Justiça, apresentou o documento falso, com o nome de Paulo Sérgio Oliveira, mas foi desmascarado pelos agentes.

A prisão de Danilo dos Santos deve ajudar a esclarecer a autoria das ações do "novo cangaço". Isso porque, a Polícia Federal e a Polícia Civil de São Paulo vão colher o DNA do suspeito. Os policiais querem comparar o material genético dele com os vestígios deixados pelos assaltantes nos ataques a bandos.

Segundo as investigações, Danilo é suspeito de ter participado de pelo menos 3 ataques nas cidades de Botucatu e Ourinhos, em São Paulo, e em Guarapuava, no Paraná.

Em maio, a polícia prendeu o principal parceiro de Danilo. Anderson Parra foi pego na região de Campinas, na saída de um culto evangélico. A polícia colheu o DNA dele e confirmou que o sangue encontrado em um carro usado no ataque em Guarapuava era o de Anderson.

Na madrugada desta 4ª feira, no Rio Grande do Norte, uma quadrilha do novo cangaço explodiu uma agência bancária em Lagoa Nova, cidade de 15 mil habitantes, no interior do estado. Moradores foram feitos reféns e vários tiros foram disparados.

A polícia afirma que os ladrões levaram todo o dinheiro da agência, que era a única da cidade, e tinha inaugurado há um mês.