segunda-feira, agosto 01, 2022

Censo 2022 começa na segunda (1º) com mais de 11 mil profissionais no Paraná; veja como vai funcionar

A coleta de informações do Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começa a partir desta segunda-feira (1º) com mais de 11 mil profissionais no Paraná, entre agentes censitários e recenseadores.

Espalhados por todos os municípios paranaenses, o levantamento deve passar por 3,9 milhões de domicílios no estado e cobrir uma área aproximada de 200 quilômetros quadrados.

Os questionários poderão ser respondidos no formato físico, diretamente ao recenseador, por telefone ou por internet. Nos dois últimos casos, o primeiro contato também será presencial. 

As coletas de campo serão feitas até outubro, conforme cronograma. O IBGE estima que os primeiros resultados, inclusive com dados populacionais, devem ser divulgados em dezembro.

Segundo o IBGE, as visitas poderão ser feitas em horários noturnos, durante feriados e fins de semana.

Veja como identificar um trabalhador do Censo

Para evitar dores de cabeça, o IBGE divulgou orientações sobre como moradores podem identificar um recenseador no momento da abordagem. Conforme o órgão, devem ser observados os seguintes itens:

  • Uniforme do recenseador, usando colete e boné com logotipo do Censo;
  • Porte do dispositivo móvel de coleta (DMC);
  • Crachá visível no bolso do colete, com nome, número de matrícula e foto.

Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula e/ou CPF do recenseador.

Em caso de dúvidas, moradores também podem verificar a identidade do recenseador na internet (clique aqui para acessar a plataforma) ou pelo telefone 0800 721 8181. Nestes casos, será preciso fornecer nome, matrícula e/ou CPF do agente do IBGE.