sábado, julho 16, 2022

Um terço das vacinas contra a gripe estão paradas em postos de saúde no Paraná

Cerca de duas semanas após o Ministério da Saúde prorrogar a campanha de vacinação contra a gripe, abrindo ainda a possibilidade para toda a população se imunizar, os postos de saúde no Paraná acumulam quase 1,5 milhão de doses paradas. Ao todo, 4.512.000 de unidades foram distribuídas para o estado pelo governo federal, mas até ontem apenas 3.034.279 foram aplicadas. Ou seja, praticamente um terço das vacinas distribuídas ainda não foram utilizadas pelos paranaenses.

A campanha nacional de vacinação contra a gripe teve início neste ano no dia 4 de abril e a previsão inicial é que durasse dois meses, se encerrando no dia 3 de junho. Entretanto, como as coberturas vacinais entre os grupos prioritários seguiram baixas, a solução foi prorrogar a campanha até o dia 24 de junho. Já a partir do dia 25 de junho os estados e municípios puderam ampliar a vacinação contra a gripe para toda a população a partir de 6 meses de idade, enquanto tiverem doses disponíveis.

A mobilização busca prevenir complicações decorrentes da doença e diminuir óbitos e pressão sobre o sistema de saúde. Para receber a vacina da gripe, basta ir a qualquer posto de vacinação, sendo que só em Curitiba há 107 unidades que estão fazendo a aplicação do imunizante.