sexta-feira, julho 08, 2022

Sudoeste tem 21 nomes para deputado

As convenções acontecem de 20 de julho a 5 de agosto — daqui exatamente um mês será o último dia. É quando os pré-candidatos são confirmados pelos partidos para concorrer nas eleições. As convenções são a chancela partidária necessária para se colocar na disputa. Em geral, no passado, as legendas deixavam para os últimos dias, muito em virtude de acertos de coligações.

Mas agora não tem mais coligação. Então depende de cada sigla formalizar seus nomes para concorrer e marcar a data. A nova lei estabelece que cada chapa poderá ter o número de cadeiras em disputa mais um. Assim, como o Paraná elege 30 cadeiras de deputado federal, cada partido (ou federação) poderá lançar na campanha 31 candidatos.

A Assembleia paranaense tem 54 cadeiras, portanto cada partido (ou federação) lançará no máximo 55 candidatos. Só duas federações foram feitas no Brasil (valendo para todos os estados do País): PT, PV e PC do B; e o PSOL com a Rede. Os demais, todos em chapa pura.

Num levantamente preliminar  cerca de 21 nomes foram relacionados como pré-candidatos com domicílio eleitoral na região, somando os “pré” e os atuais que têm mandatos. 

Dos sete deputados estaduais, cinco vão em busca de mais um mandato na Assembleia: Ademar Traiano (PSD/Beltrão), Luciana Rafagnin (PT/Beltrão), Wilmar Reichembach (PSD/Beltrão), Nelson Luersen (União Brasil/Planalto) e Luiz Fernando Guerra (União Brasil/Pato Branco).

Guto Silva (PP/Pato Branco) deve concorrer ao Senado e Paulo Litro (PSD/Dois Vizinhos) à Câmara .

Outres nomes cotados para a Assembleia: Luiz Fernandes Litro (PSD/Dois Vizinhos), Jean Emiliano (MDB/Beltrão), Fabiano Oliveira (Pros/Marmeleiro), Luís Corti (PSB/Dois Vizinhos), Fábio Gaspar (Solidariedade/DV), João Pimenta (Podemos/Palmas), Jussara Britto (Republicanos/Beltrão), Tatiane Pezente (Podemos/Beltrão) e Tiago Correa (PSDB/Beltrão).

Para federal: Leandre Dal Ponte (PSD), Assis do Couto (Solidariedade/Beltrão), Ronaldo Bizotto (PP/Beltrão), Cidney Barbiero (PSB/Beltrão), Dilamar Santini (MDB/Beltrão), Pastora Patrícia Bonissoni (Pros/Beltrão), Celso Almeida (Republicanos/Beltrão), Dangley da Silva (Agir/Beltrão) e Eduardo Balbinotti (PCdoB/Capanema). POR JB