segunda-feira, julho 04, 2022

Rubens Bueno - Piso dos agentes de saúde está garantido

 O Ministério da Saúde assinou portaria que estabelece o pagamento do piso nacional de R$ 2.424,00 para os agentes comunitários de Saúde e de Combate às Endemias. A medida, de acordo com o deputado federal Rubens Bueno (Cidadania-PR), reforça a obrigação de que todos os municípios passem a cumprir o que determina a emenda constitucional 120/2022, aprovada neste ano pelo Congresso.

“Foi uma luta de mais de uma década no Congresso Nacional para garantir o pagamento desse piso nacional. E uma luta que deu certo. O trabalho dos mais de 400 mil agentes é a porta de entrada para o sistema de saúde brasileiro e é fundamental no trabalho de prevenção e diagnóstico precoce de doenças, reforçando a atenção básica de saúde. A aprovação de um piso para essa categoria valoriza os profissionais que dedicam sua vida para o atendimento da população”, afirmou.

Rubens Bueno destacou ainda que mesmo antes da assinatura da portaria, muitos municípios já regulamentaram o pagamento por meio de leis aprovadas nas câmaras municipais e passaram a garantir o pagamento do piso de dois salários mínimos. Os recursos serão garantidos pelo Orçamento da União.