terça-feira, julho 05, 2022

Prefeitura de Guarapuava inicia trabalho de manutenção e instalação de portões eletrônicos, interfones e fachaduras nas escolas e Cmei’s da cidade

Visando a segurança dos alunos e também dos servidores das escolas municipais  e CMEI’s de Guarapuava, a prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, realiza a instalação, manutenção e substituição de portões eletrônicos, fechaduras eletromagnéticas, toldos e interfones em todas as unidades escolares. 

A legislação educacional garante ao educando o direito à escola pública e gratuita, assim como requer dos sistemas de ensino, a garantia de condições adequadas ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, estudos apontam que as situações relativas à infraestrutura das unidades de ensino e manutenção da segurança dos ambientes onde os educandos se encontram, interferem nesse processo de aprendizagem. 

Para o secretário de Educação do município, Pablo Almeida, a medida tem por finalidade oferecer segurança e conforto tanto para os estudantes quanto para professores, pedagogos e funcionários da Educação Municipal. “Tais recursos mostram-se necessários ao adequado funcionamento do cotidiano escolar, em razão do grande fluxo de pessoas que diariamente se deslocam pelas suas áreas internas. Com isso, otimizando o acesso de pais e responsáveis que conduzem alunos, evitando manter aberto o acesso à Unidade de Ensino, condição que comprometeria a segurança daqueles que nela estão inseridos”, destaca o secretário. 

Para o prefeito Celso Góes, as melhorias nas escolas municipais e CMEI’s são medidas necessárias, pois primar pela educação faz parte das metas de sua gestão. “Eu tenho falado sempre, que a educação é prioridade nesta gestão. Por isso, temos a missão de oferecer o melhor para nossos alunos, professores e funcionários. A instalação desses dispositivos de segurança, só vem a somar com outras tantas ações que estamos promovendo na área da educação em nosso município”, conclui o prefeito.