sexta-feira, julho 01, 2022

Passagens de ônibus no Paraná ficam 22,4% mais caras nesta sexta-feira

 As passagens de ônibus do transporte intermunicipal de passageiros do Paraná serão reajustadas a partir da zero hora desta sexta-feira, dia 1º de julho. O percentual médio de aumento é de 22,38% para linhas rodoviárias e 28,04% para linhas metropolitanas, ambas outorgadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).

Segundo o DER, que fez o cálculo do reajuste, o principal motivo é a alta acumulada do diesel, que chegou a 51,04% nos últimos 12 meses, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor – Amplo (IPCA) divulgado este mês. O segundo maior fator no cálculo é o reajuste salarial de motoristas, cobradores e demais funcionários das empresas do setor.

O reajuste anual das passagens de ônibus do Paraná está previsto no decreto n.º 1.821/2000, que regulamenta os serviços de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros no Estado. O cálculo é realizado pelo DER/PR, levando em consideração, basicamente, custos operacionais, de manutenção, administração, remuneração de capital, depreciação de equipamento, coeficiente de utilização, bem como outros componentes previstos em legislação e regulamentos vigentes.