terça-feira, junho 14, 2022

Toledo - Cidade tem título de excelência na Agricultura e Mais de 400 km de estradas rurais asfaltadas

Às vésperas de a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) publicar as prévias do VBP (Valor Bruto da Produção Agropecuária) de 2022 – tendo como ano base 2021, Toledo vive a expectativa de se consolidar, mais uma vez, como o maior VBP do Estado.

A Seab deverá publicar os valores preliminares do levantamento até o mês de julho e os dados definitivos devem sair entre agosto e setembro deste ano. Em 2021, tendo como ano base o ano de 2020, Toledo alcançou R$ 3,48 bilhões em VBP, contra R$ 2,27 bilhões de Cascavel, o segundo colocado no ranking.

Segundo a Seab, esse “levantamento é um dos mais completos do País, com pesquisas semanais de preços e condições de lavoura de cerca de 350 culturas, entre elas produtos da agricultura, pecuária, piscicultura, silvicultura, extrativismo vegetal, olericultura, fruticultura, plantas aromáticas e ornamentais”.

Pujança no campo

O sucesso do VBP em Toledo, que se mantém na liderança há cerca de duas décadas como o mais pujante do Paraná, está em algumas vertentes, entre elas a facilidade para o escoamento da produção, evitando perdas, otimizando tempo de transporte, facilidade de acesso e locomoção.

Toledo tem uma das malhas viárias mais eficientes do Estado quando o assunto é o perímetro rural. São mais de 400 quilômetros de estradas no interior completamente asfaltadas e que passam por constantes conservações, ligando os principais núcleos produtores ao sistema de escoamento eficaz.

“A consolidação de Toledo como o maior VBP do Estado está focado em áreas ligadas à pecuária, com destaque à suinocultura. Toledo é o principal polo suinícola do Paraná e um dos maiores do Brasil. Há ainda, a intensa cadeia do leite e seus derivados, a avicultura e a produção de grãos como soja e milho”, destaca o vice-prefeito de Toledo, Ademar Dorfschmidt (União Brasil).