quarta-feira, junho 29, 2022

Prazo para atualização do cadastro de rebanhos termina no dia 30 de junho


O prazo para atualização do cadastro de rebanhos termina no dia 30 de junho, próxima quinta-feira. Para marcar a reta final a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) está reforçando a importância. 

 A campanha de atualização foi criada para substituir a campanha de vacinação contra febre aftosa no Paraná, já que o Estado recebeu, em maio do ano passado, o certificado internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Com a atualização, a Adapar pode reunir informações consistentes para qualificar o trabalho de vigilância.

  Atualização é exigida para todas as espécies animais existentes na propriedade, bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos e caprinos. A partir de 1º de julho, as propriedades que não estiverem atualizadas no cadastro da Adapar ficam impedidas de retirar GTA (Guia de Trânsito Animal)

Os produtores que ainda não fizeram a atualização devem procurar o escritório da Adapar até o dia 30. Segundo o médico veterinário, a atualização não é apenas uma obrigação dos produtores, mas o cumprimento de uma função social com a saúde animal e com a agropecuária paranaense.