sábado, junho 11, 2022

Polícia Civil do Paraná divulga classificação final de concurso público

Polícia Civil do Paraná (PCPR) divulga o resultado final do concurso público regido pelo Edital nº 02/2020. Na lista de classificados constam 2.247 candidatos, sendo 376 para o cargo de delegado de polícia, 1.524 para o cargo de investigador de polícia e 347 para o de papiloscopista. A lista completa dos classificados pode ser conferida na página do Núcleo de Concurso da Universidade Federal do Paraná.

O edital prevê 50 vagas para o cargo de delegado de polícia, 300 para o de investigador de polícia e 50 para papiloscopista. Elas serão preenchidas de acordo com a ordem de classificação.

“Este é um momento muito esperado para a Secretaria da Segurança Pública e, principalmente, para a PCPR, porque é mais um passo para a recomposição do quadro de servidores da instituição. Os novos policiais civis devem estar formados e entrar em atuação ainda neste ano, trazendo mais segurança aos cidadãos paranaenses”, destacou o secretário Wagner Mesquita.

Ao todo, 106.506 candidatos se inscreveram para o concurso da PCPR, um processo seletivo muito esperado pela Instituição. O resultado final foi aprovado nesta quinta-feira (9) pelo Conselho da Polícia Civil e encaminhado à Secretaria da Segurança Pública, responsável pela homologação. A validade do certame é de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Com a homologação do certame, o governo estadual poderá nomear e, em seguida, convocar os aprovados para frequentarem o curso de formação na Escola Superior da Polícia Civil. O planejamento é que ainda neste ano os novos policiais civis estejam atuando nas delegacias de polícia de todo o Estado, um significativo incremento no combate à criminalidade.