terça-feira, junho 07, 2022

Guarapuava - Ambulatório de Especialidade Médicas que vai atender a região tem previsão de iniciar atividades em setembro

A nova sede do Ambulatório de Especialidade Médicas (AME), tem previsão de iniciar o atendimento à população de Guarapuava e outros municípios da região para o mês de Setembro. A pretensão, inicialmente, era ter inaugurado o espaço para consultas e exames em março, porém, em razão dos trâmites legais a serem cumpridos e processos burocráticos, foi necessário o adiamento.

Os 311 profissionais deverão ser contratados pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS), para atuarem no Consórcio Intergestores de Saúde da 5ª Região (CIS5). Os aprovados, trabalharão para o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e para o SAMU-Regional. A contratação será gradativa, de acordo com as demandas.

“A sede do consórcio foi entregue em 2018, mas com a mudança de gestão, o prefeito Celso fez um importante movimento e conseguiu com que os vinte municípios aderissem ao novo consórcio, por meio desta mobilização, desde que assumiu. O PSS já está em fase de prova prática dos condutores socorristas, e agora, com os requisitos legais em andamento, daremos seguimento”, destaca a diretora executiva do CIS5, Maria José Mandu Ribeiro Ribas.

No total, serão atendidas cerca de 15 mil pessoas na área de cobertura. O objetivo é fazer com que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) recebam atendimento especializado em diversas áreas da saúde, sem se deslocar para lugares distantes. Segundo Maria José, com a nova estrutura física, muito mais adequada, o atendimento poderá aumentar, trazendo benefícios para a população, com atendimento eficaz, suprindo todas as demandas. Com 140 salas, o local tem capacidade para acolher de 500 a 700 pessoas por dia.

Para o prefeito de Guarapuava, Celso Fernando Góes, que também é o presidente do Consórcio Intergestores de Saúde da 5ª Regional, o funcionamento do AME representa uma grande vitória não só para Guarapuava, mas para todos os municípios do entorno e que fazem parte do grupo. “Nossa região, pela grande extensão que tem, precisa destes serviços. Nossa população merece esses cuidados que vamos oferecer a partir do funcionamento do Ambulatório Médico de Especialidades. Eu me sinto feliz com essa conquista, mas isso também me motiva a trabalhar ainda mais para que as pessoas recebam um tratamento de saúde adequado”, discorre o prefeito.

Ao todo, 20 municípios fazem parte do CIS5. Os atendimentos das especialidades médicas, com consultas e exames eletivos, serão concentrados na sede do AME, em Guarapuava. Já as bases do SAMU Regional, serão descentralizadas e distribuídas em Guarapuava e mais 10 municípios. Além de Guarapuava, terão bases descentralizadas em Candói, Cantagalo, Laranjeiras do Sul, Nova Laranjeiras, Palmital, Pinhão, Prudentópolis, Pitanga, Rio Bonito do Iguaçu e Turvo.

Vale ressaltar que para o atendimento, o paciente precisará ser encaminhado pelos postos de saúde. Após receber atendimento médico nas unidades, o paciente deve ser encaminhado pela secretaria de saúde de seu município, por meio de agendamento, que identifica a característica da necessidade e direciona para os serviços habilitados que podem ser o CIS, o AME (Ambulatorio Medico de Especialidades) ou outra referencia médica.

ESPECIALIDADES


Oftalmologia, dermatologia, angiologia, reumatologia, neurologia, cirurgia geral, otorrinolaringologia, ortopedia, gastrologia, nefrologia, cardiologia, endocrinologia, psiquiatria, geriatria, cirurgia pediatria, obstetrícia, urologia, anestesiologia e pediatria de alto risco, serão as especialidades oferecidas, quando do funcionamento da unidade.