quarta-feira, junho 08, 2022

Gaeco estoura OPERAÇÃO que apura fraudes de empresa de oxigênio e faz VARREDURA em Prefeitura de Mangueirinha e mais 20 !!!

 Gaeco do Ministério Público do Paraná (MPPR) em Francisco Beltrão, no sudoeste do Estado, deflagrou na manhã desta quarta-feira (8) uma operação contra uma empresa suspeita de cometer fraudes na venda de oxigênio a Prefeituras da região. Na “Operação Rarefeito” foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva em 19 cidades do Paraná e uma de Santa Catarina. Colaboraram na operação as polícias Civil e Científica do Paraná e o Gaeco de Santa Catarina.

As investigações começaram em outubro de 2021 para apurar a prática dos crimes de organização criminosa, fraude a licitação, crime contra relação de consumo e adulteração de produto destinado a fins medicinais. As vítimas, indicam as investigações, foram as Prefeituras e as instituições de saúde que compraram os cilindros fraudados.

As apurações do MPPR levaram os investigadores até uma empresa distribuidora de oxigênio localizada em Pato Branco. Esta empresa, aponta o Gaeco, transferia o oxigênio industrial, com menor grau de pureza, para cilindros de uso medicinal. O transvase era feito de forma artesanal e sem a devida autorização dos órgãos responsáveis. Também, segundo os promotores, não havia nenhum cuidado sanitário no processo para evitar a contaminação do gás.

O mandado de prisão preventiva foi expedido pela Justiça contra o proprietário da empresa suspeita das fraudes. Dos mandados de busca e apreensão, 20 foram cumpridos em prefeituras vítimas dos crimes investigados, quatro em empresas possivelmente envolvidas na fraude e seis em residências dos empresários.

As buscas foram realizadas nos municípios de Galvão, em Santa Catarina, e em Pato Branco, Capanema, Palmas, Realeza, Ampére, Chopinzinho, Clevelândia, Dois Vizinhos, Honório Serpa, Mangueirinha, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste, São João, Vitorino, Mariópolis, Itapejara do Oeste, Bom Sucesso do Sul, Pranchita e Coronel Vivida, no Paraná.