quarta-feira, junho 08, 2022

Embate entre famílias e Consórcio do Baixo Iguaçu volta à pauta e Deputado Artagão Jr pede celeridade ao Caso

Foi realizada na terça-feira (31), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Audiência Pública para discutir a situação das famílias atingidas pela barragem da Usina hidrelétrica Baixo Iguaçu, entre Capitão Leônidas Marques e Capanema.

Das quase 300 famílias atingidas, há ainda mais de 40 que não foram indenizadas pelo consórcio formado pelo Grupo Neoenergia e Copel. As famílias são de Capitão Leônidas Marques, Capanema, Realeza, Nova Prata do Iguaçu e Planalto.

A intenção da audiência é buscar uma solução que há muito tempo se espera, mas que não vem sendo construída da forma que ela necessita.

Além de parte das famílias atingidas, participaram da audiência os prefeitos Luiz Carlos Boni (Planalto) e Maxwell Scapini (Capitão Leônidas Marques); os vereadores de Capitão Valmir Lucietto, Cleudes Pavan dos Santos, Claudecir Martins, Edelano Rohers, Jane Rigo e o ex-vereador Valcir Lucietto.

Também participaram demais deputados estaduais; o defensor público do Paraná, João Victor Rozatti Longhi, o gerente de licenciamento do IAT (Instituto Água e Terra), Jean Carlos, e o promotor de Justiça do Ministério Público, Rafael Osvaldo Machado Mouro (de forma remota).

Após as manifestações e resgate cronológico acerca da obra, foi solicitado o envio dos relatórios feitos pelo IAT com base na situação de cada família, além do posicionamento formal da Defensoria Pública.

O Deputado Estadual - Artagão Júnior, falou sobre este processo que já vem de muitos anos.

Artagão que é Vice-Presidente da Comissão de Fiscalização da Assembleia Legislativa -comentou sobre esta reivindicação que foi acolhida pelos demais membros da comissão.

O Deputado Artagão falou também sobre as atividades da Assembleia Legislativa que estão trabalhando a todo vapor.