quarta-feira, junho 08, 2022

DNIT e União terão que definir quem cuida das praças de pedágio abandonadas no Paraná

Representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e da União se comprometeram, nessa terça feira (7 de junho), a definir de quem é a responsabilidade pela manutenção das praças de pedágio e outras edificações abandonadas em rodovias federais do Paraná.

A medida é resultado da audiência de conciliação realizada na Justiça Federal de Curitiba devido à ação movida pelo Instituto Brasil Transportes (IBT). O instituto está cobrando melhorias na segurança e sinalização das praças de pedágio desativadas nas vias federais.

O presidente do IBT, Acir Mezadri, reforça que o Instituto busca uma solução técnica para os problemas de segurança nas praças de pedágio desativadas no Paraná. “Demos um importante passo para resolver esses problemas. Teremos a definição de quem é a responsabilidade pela manutenção das praças e um plano de trabalho definido com as necessidades de praça por praça”, disse.

PLANO DE TRABALHO

A audiência virtual determinada pela juíza federal, Anne Karina Stipp Amador Costa, entre os representantes do IBT, do DNIT, do Governo Federal e Governo do Estado durou cerca de três horas.

Outra medida da audiência foi o agendamento de uma reunião entre técnicos do DNIT e do IBT para analisar em conjunto todos os problemas de sinalização, iluminação e segurança das praças de pedágio e edificações. Desse encontro, marcado para o dia 21 de junho, deve ser produzido um plano de trabalho que será apresentado na próxima audiência na Justiça Federal.

Uma nova audiência online ficou marcada para daqui a um mês, no dia 6 de julho, quando a União e o DNIT vão se manifestar sobre a definição das responsabilidades e o plano de trabalho será apresentado.