segunda-feira, junho 13, 2022

Campanha de Vacinação Contra Gripe é prorrogada para grupos prioritários em Laranjeiras do Sul

Vacinação de sarampo em crianças também seguem até dia 24 de junho

A Campanha de Vacinação contra a Gripe em Laranjeiras do Sul está aquém do esperado. Menos da metade do público-alvo foi imunizada. Conforme os dados da Secretaria de Saúde, apenas 47,5% dos laranjeirenses estão com a vacina em dia. Diante da baixa procura, a Secretaria Municipal de Saúde prorroga até dia 24 de junho a vacinação para os grupos prioritários. A meta é imunizar 13.156 pessoas. Todas as unidades de saúde do município, estão aplicando as vacinas das 16h às 17h.

A vacinação é voltada para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, forças de segurança e salvamento e forças armadas, entre outros.

Na primeira fase, que aconteceu de 4 de abril a 2 de maio, os idosos e trabalhadores de saúde receberam a dose. Apesar da etapa já ter sido finalizada, eles ainda podem ser vacinados nas unidades. Vale lembrar que a vacinação é gratuita. A recomendação é levar a carteirinha de vacinação para manter o documento atualizado. Além disso, é obrigatório o uso de máscara dentro das unidades de saúde.

Sarampo

Também está prorrogada, até o dia 24 de junho, a Campanha de Vacinação contra o Sarampo, voltada para crianças de seis meses até cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). A cobertura da vacinação também é baixa em Laranjeiras do Sul. A Secretaria de Saúde alerta aos pais para levarem as crianças às unidades.