terça-feira, junho 14, 2022

Batalhão da PM em Guarapuava recebe o nome do sargento Ricieri Chagas

16º Batalhão da Polícia Militar do Paraná (16º BPM), localizado em Guarapuava, na região central do Estado, passará a se chamar Batalhão 3º Sargento PM Ricieri Chagas. A homenagem ao policial, que faleceu em abril deste ano em decorrência dos ataques criminosos à cidade, está no decreto nº 11.388/22 , assinado pelo governo do estado.

Uma solenidade nesta terça-feira (14), quando o batalhão comemora 33 anos de inauguração, marca a troca de nome da unidade, que pertence ao 4º Comando Regional da PM. Também será lançada uma nova fase da Operação Pronta Resposta, que atua na repressão de crimes de maior risco, como roubos e furtos a agência bancárias, explosão a caixas eletrônicos e nas ações do chamado novo cangaço.

BIOGRAFIA

Natural de Campo Mourão, o sargento Ricieri Chagas ingressou na PMPR em 26 de setembro de 1995. Ele morreu com 48 anos e deixou esposa e um casal de filhos.

Atuou no 16º Batalhão de Polícia Militar em Guarapuava e no Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON). No 16º BPM, que hoje leva o seu nome, atuou nos extintos GOE (Grupo de Operações Especiais) e TMA (Tático Móvel Auto), além da ROTAM e Pelotão de Trânsito. Dedicou seu trabalho por cerca de 15 anos ao Pelotão de Choque do 16° BPM.

Ele teve uma carreira exemplar e é reconhecido em todo o País por ter representado a PMPR na Força Nacional. Ele também ostentava o brevê do CCDC (Curso de Controle de Distúrbios Civis).