quarta-feira, maio 25, 2022

Trabalhadores do transporte público anunciam paralisação parcial em Guarapuava

Os trabalhadores do transporte público anunciaram que irão realizar uma paralisação parcial das atividades em Guarapuava. De acordo com os servidores, a paralisação irá ocorrer a partir desta quarta feira (25 de maio), se estendendo até sexta feira (27) no horário das 08h às 11h.

Os trabalhadores reivindicam reposição salarial, que deveria ter ocorrido em novembro de 2021.

Durante a paralisação, os trabalhadores irão se concentrar no Terminal Central, e não haverá circulação de ônibus na cidade.

NOTA OFICIAL

"A concessionária Pérola do Oeste emitiu uma Nota Oficial sobre a situação. Confira, na íntegra:

Como já é de conhecimento público, a Pérola do Oeste vem enfrentando uma situação muito difícil nos dois últimos anos, impactada pelo desequilíbrio econômico-financeiro e pela queda de passageiros - ambas circunstâncias agravadas pela pandemia e pela recente alta do diesel (de dezembro de 2021 a maio deste ano, houve um aumento de mais de 40%).

Atualmente a empresa opera com prejuízo mensal elevado, já tendo solicitado à Prefeitura inúmeras vezes subsídio ou outra forma de auxilio financeiro. No entanto, não obteve retorno. 

A empresa sempre priorizou (e continua priorizando) a folha de pagamento dos colaboradores, mas recentemente o sindicato não aprovou a proposta de reajuste de 5% oferecida pela empresa. 

A Pérola reconhece como legítima as reivindicações do sindicato e gostaria de ter condições de fazer todo o repasse necessário, como sempre fez ao longo de sua história, mas no momento isso se torna inviável diante da grave situação financeira da empresa e da omissão do Município. 

A empresa segue empregando todos os seus esforços nas negociações em curso e espera encontrar uma solução que permita a continuidade da prestação do serviço."