sexta-feira, maio 13, 2022

Rio Bonito do Iguaçu - Entidades do Município alertam para ao ABUSO e EXPLORAÇÃO sexual contra crianças e adolescentes

A campanha “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes “quer mobilizar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar a violência sexual praticada contra a criança e adolescentes. O objetivo é mobilizar a sociedade para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes, celebrado desde 2000 no dia 18 de maio. 

 A campanha tem como símbolo uma flor amarela, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança.
 
Qualquer situação de abuso ou de suspeita de violação sexual deve ser denunciada aos órgãos de proteção, pois é o modo mais efetivo de impedir que o abusador continue a praticar seus atos através da aplicação de medidas que garantem o afastamento imediato do abusador e sua punição pela justiça.
 
Durante o mês de maio várias ações estão sendo desenvolvidas em Rio Bonito do Iguaçu, uma delas é o Concurso de Cartazes para rede municipal e Concursos de redação para rede Estadual, uma parceria entre as secretarias de Assistência Social, CRAS, Conselho Tutelar, Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde.
 
Como forma de divulgação de todas as ações que serão realizadas em prol do dia 18 de maio todas as escolas municipais e estaduais foram visitadas pelos membros do conselho tutelar, onde foi feito uma explicação geral do significa a data e entregue um banner representando o semáforo do toque para as escolas municipais, onde os professores poderão explicar de forma lúdica o tema. Ainda, como ação da data no dia 18 de maio vai acontecer uma passeata no centro da cidade onde as escolas do município irão participar com seus alunos e a sociedade em geral

“DIA NACIONAL DO COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. ESQUECER É PERMITIR. LEMBRAR É COMBATER! “
ONDE DENUNCIAR:
 
- Conselho Tutelar 42 933008473
- Disque 100
- Órgãos e agentes da Assistência Social e da Saúde (CRAS, Equipe da Saúde da Família, Agentes de Saúde)
- Policia Militar – 190