quarta-feira, maio 04, 2022

Laranjeiras do Sul - Secretaria de Saúde realiza ações sobre o uso racional de medicamentos

Cinco de maio é lembrado por ser o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamento. A data foi criada para alertar a população quanto os riscos à saúde causados pela automedicação. O objetivo é ressaltar o papel do uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação como principais responsáveis pelos elevados índices de intoxicação por remédios. 

Em Laranjeiras do Sul, a Secretaria Municipal de Saúde realiza em todas as Unidades de Saúde ações de orientação a população sobre o uso correto e seguro de medicamentos e sobre os problemas causados pela automedicação. A ação tem por objetivo reduzir os riscos de a população fazer uso de medicamentos vencidos ou ainda o descarte incorreto que pode contaminar o solo e rios, prejudicando o meio ambiente. 

A coordenadora da Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul, Lidiane Biavatti Nielsen, ressalta que os medicamentos devem ser descartados em locais próprios para o serviço, como farmácias e Unidades de Saúde que destinam de maneira correta. Segundo ela, o descarte em residências é totalmente incorreto. “Medicamentos vencidos podem causar reações adversas graves e intoxicações. E o descarte destes pelo esgoto e pelo lixo comum faz com que as substâncias químicas contidas nos medicamentos cheguem aos rios e córregos, podendo contaminar a água que bebemos, o solo e os animais”, explicou Lidiane.

Uso racional de medicamentos

Refere-se “à necessidade de o paciente receber o medicamento apropriado, na dose correta, por adequado período de tempo, a baixo custo para ele e a comunidade”. Use medicamento de forma racional, sem exageros, sem automedicação e não interrompa o tratamento por conta própria. Também exija do seu médico uma prescrição completa e coerente, sem desperdícios.

Evite desperdícios

Ao comprar medicamentos, sem a utilização de critérios ou em grandes quantidades para deixar armazenado em casa, é mais provável que parte passe da validade sem uso e tenha que ser descartado. Todo medicamento tem um prazo de validade e deve ser descartado após o vencimento. Eles devem ser guardados em locais seguros, arejados, secos e protegidos da luz. Sempre longe do alcance das crianças.