sexta-feira, maio 20, 2022

Em São João, fogueira de 2022 quase pronta no Parque Ambiental

Douglas Nunes, Rádio São João – Praticamente concluída a fogueira em São João, que está sendo construída no Parque Ambiental Antônio Gasparetto e que este ano terá aproximadamente 50 metros. Chama a atenção pela sua grandeza. A última festa da fogueira foi realizada em 2018. A administração municipal anterior havia decidido que a realização das festividades seria de dois em dois anos. No ano de 2019 não houve devido a esta regra e em 2020, com o surgimento da pandemia do novo coronavírus, a festa foi suspensa.

Com o passar dos anos, a técnica de construção foi sendo aprimorada e agora, além do engenheiro responsável, também há o setor que analisa os requisitos exigidos para garantir a segurança dos trabalhadores. Segundo o técnico em segurança do trabalho da Prefeitura Leandro Richeski, todo um processo foi planejado com o foco para garantir a segurança dos envolvidos na construção.

“A gente tem toda uma parte de planejamento, faz toda uma organização conferindo toda a documentação obrigatória dos equipamentos que serão utilizados; os caminhões precisam ter os seus certificados para atender as normas de segurança do trabalho. Os próprios trabalhadores passam por capacitação e também são certificados. Os equipamentos utilizados por esses trabalhadores contra o risco de queda são analisados. Então, antes de tudo, a gente faz todo esse planejamento, discute essas possibilidades e quais são os riscos envolvidos, e tentamos ao máximo para que essa atividade seja executada com segurança”, afirmou Leandro.

Juntamente com as festividades da Fogueira 2022 acontece também a 4ª Expo São João, de 23 a 26 de junho, que também será realizada no Parque Ambiental.

Entrada gratuita

Todos os dias da feira a entrada é gratuita e as atrações são as seguintes:

Quinta-feira, 23: Cezar e Paulinho.

Sexta-feira, 24: (feriado municipal – Dia do padroeiro São João Batista): Padre Ezequiel Dal Pozzo e Banda San Marino.

Sábado, 25: Jads e Jadson e Bruno e Barreto.

Domingo 26: Os Monarcas.

A organização é uma parceria entre administração municipal, Associação Comercial e Empresarial de São João e Igreja Católica.