domingo, maio 15, 2022

Com provas em Guarapuava UFPR divulga período de inscrições para vestibular será de 18 de julho a 31 de agosto

O período de inscrições para o vestibular 2023 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) acontecerá entre os dias 18 de julho e 31 de agosto de 2022,  segundo anúncio feito pela instituição  na última sexta (13 de maio).

O valor da taxa de inscrição ainda não foi divulgado pois será definido pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da universidade, que deve se reunir no mês de junho.

O prazo para pedir a isenção da taxa de inscrição será entre 18 de julho e 25 de agosto, para inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), e de 18 a 29 de julho para quem, mesmo não inscrito no CadÚnico, comprovar renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa e tiver cursado o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular.

A UFPR vai ampliar de seis para doze o número de cidades em que será aplicada a prova da primeira etapa do seu vestibular. Além de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo, a primeira fase do Vestibular 2023, marcada para 23 de outubro, ocorrerá em mais cinco cidades do Paraná – Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá e Paranaguá – e também, pela primeira vez, em uma de Santa Catarina: Joinville, que é um dos principais polos do estado. De acordo com o coordenador geral do Núcleo de Concursos da UFPR (NC/UFPR), professor José Carlos Eidam, a intenção é aproximar ainda mais a universidade dos candidatos e permitir que façam as provas sem necessidade de grandes deslocamentos.

A decisão leva em conta o fato de que grande parte dos inscritos nos vestibulares da UFPR são de fora da Região Metropolitana de Curitiba. No vestibular 2021/2022, realizado em fevereiro em fase única, 75% dos inscritos eram do Paraná e, destes, 36% moram em cidades fora da RMC.

Embora a UFPR já aplicasse as provas em mais cinco cidades, a distribuição geográfica ainda não era tão ampla. Agora, com mais seis cidades, as principais regiões do Paraná serão atendidas, facilitando a vida dos candidatos.

A decisão de aplicar a prova também em Joinville justifica-se pelo fato de Santa Catarina ser, geralmente, o segundo estado com mais inscritos no vestibular da UFPR, depois, naturalmente, do Paraná. Os candidatos que forem aprovados na primeira fase do Vestibular 2023 farão a segunda fase em Curitiba, com algumas exceções: os que disputam vagas em cursos sediados em Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Toledo poderão, no momento da inscrição, optar por realizar a prova nessas localidades.