sexta-feira, maio 06, 2022

Beltrão faz o primeiro teste de pavimentação de ruas com concreto.

O modelo está sendo adotado após um estudo realizado pela equipe de engenharia da Secretaria.
 
O projeto não é recente. Há alguns anos o prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana (PSDB), se perguntava por que ainda não tinham ruas que, em vez de asfalto, fossem pavimentadas com concreto no município, como se vê muito em países do primeiro mundo. O concreto tem mais durabilidade e facilita a manutenção.
 
Ontem, a assessoria de Imprensa da Prefeitura enviou aos órgãos de imprensa a informação que segue, com o título “Pavimentação de ruas com concreto é realidade em Beltrão”. E o texto: “A Avenida Progresso, no Bairro São Miguel, é a primeira contemplada. “O pavimento com concreto tem uma durabilidade bem maior que o asfalto. Estamos fazendo um projeto piloto e, se o resultado prático for o que estamos prevendo, vamos levar essa pavimentação para outras regiões da cidade”, relata o prefeito Cleber, que acompanhou os trabalhos no São Miguel. De acordo com Ilson Moreira, diretor da Secretaria de Viação e Obras, o modelo está sendo adotado após um estudo realizado pela equipe de engenharia da Secretaria. Segundo Ilson, a camada de concreto sobre a base tem cerca de 15 centímetros, bem superior ao utilizado em asfalto, o que resulta em maior durabilidade.
 
“Investimos muito na pavimentação de ruas e continuamos priorizando esse tipo de melhoria em todos os bairros da nossa cidade”, diz o prefeito. Ao JdeB, Cleber confirmou essas informações, acrescentando que se os cálculos mostrarem viabilidade, o projeto poderá se estender também para estradas do interior. Esse teste foi feito todo pela equipe da Secretaria de Viação e Obras, com cimento adquirido pela Prefeitura (é próprio para pavimentação, “mais forte” que o comum). A Avenida Progresso é a primeira a receber concreto, e, ao que se saiba, a primeira da região.