segunda-feira, abril 04, 2022

UFPR define calendário letivo de 2022 e anuncia Semestre Zero

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFPR definiu na última semana o calendário acadêmico para o ano letivo de 2022. As aulas do primeiro semestre letivo começam no dia 6 de junho, exceto para o curso de Medicina, que inicia o semestre no dia 25 de julho. Para os calouros e calouras aprovadas no último vestibular e no SiSU 2022, a universidade ofertará o Semestre Zero, um conjunto de disciplinas introdutórias, com aulas remotas entre os dias 11 de abril e 16 de maio.

Para os cursos que iniciarão as aulas em 6 de junho, o primeiro semestre letivo será encerrado no dia 17 de setembro. O segundo semestre começa no dia 17 de outubro e vai até 25 de fevereiro de 2023, com recesso no período de 26 de dezembro e 14 de janeiro.

Aproveitando este momento de transição pós-pandemia, a UFPR lança um projeto- que foi batizado de Semestre Zero e será executado antes do início do calendário letivo. Trata-se da oferta, para os calouros e calouras aprovados no Vestibular 2021/22 e via SiSU, de quatro disciplinas consideradas básicas para o período de ingresso na universidade: Escrita Acadêmica, Estratégias de Leitura em Língua Inglesa, Direitos Humanos e Ideias Fundamentais da Matemática e Estatística. Esta última será ofertada apenas para calouros de cursos cujo currículo inclui disciplinas dos departamentos de Matemática e Estatística.

“É um projeto piloto, uma experiência pedagógica e de inclusão que concebemos para acolher e preparar nossos calouros e calouras, de forma que aproveitem melhor o que a UFPR lhes oferece”, afirma o reitor Ricardo Marcelo Fonseca.