sexta-feira, abril 01, 2022

RS amanhece coberta por geada no dia que deve ser um dos mais frios do ano, diz Climatempo

O final da primeira semana do outono começou com a Serra do Rio Grande do Sul coberta por geada. De acordo com o Climatempo, esta sexta-feira (1º) deve ser um dos dias mais frios do ano.

O Instituto Nacional de Meteorologia sinaliza que a temperatura mais baixa na madrugada desta sexta foi registrada em São José dos Ausentes: 2,8ºC.

A meteorologista Fabiene Casamento explica que a temperatura baixa deu condições para a formação da geada.

"Pela análise de satélite e das temperaturas, há condições sim para ter geado na cidade", conta Fabiene.
Moradores das cidades de Serafina Corrêa e Jaquirana também acordaram com geada sobre seus gramados, carros e casas. Durante a madrugada, a temperatura em Serafina Corrêa chegou a 3,9ºC.

Fabiene destaca, ainda, que apesar das temperaturas positivas, houve cidades em que a sensação térmica foi negativa, como foi o caso de Vacaria, que foi de -0,4ºC ( Foto)

O motivo do frio

De acordo com o Climatempo, a massa de ar seco de origem polar continua influenciando no tempo sobre o estado e as temperaturas caem ainda mais pela manhã, fazendo frio em todo o território do Rio Grande do Sul.

Nos Campos de Cima da Serra, geou. Devido ao resfriamento intenso, há possibilidade da formação de nevoeiros em alguns pontos do estado, como no Centro e no Sul. Nas demais áreas, o amanhecer deve ocorrer com céu claro e frio. No Litoral, o dia ainda será de sol entre muitas nuvens devido à entrada de umidade. Não há previsão de chuva em nenhuma área do estado.