quinta-feira, abril 28, 2022

Professores da rede estadual paralisam nesta sexta-feira

Professores da rede estadual do Paraná preparam para a próxima sexta-feira (29) uma paralisação em Curitiba. Essa será a primeira manifestação da categoria desde o início da pandemia.

A paralisação, que foi aprovada em Assembleia realizada pela APP Sindicato, no dia 8 de abril, reivindica data-base e progressões nas carreiras. "Nós não estamos falando em aumento salarial. Apenas exigimos o que é direito de qualquer trabalhador do Brasil, que é ter a recomposição inflacionária no seu salário. Mesmo com 3% aqui, 1,5% acolá há quatro ou cinco anos atrás, a defasagem salarial hoje dos educadores gira em torno de 30%", disse o presidente da App Sindicato, Márcio Ribeiro.

O dia 29 de abril é a data em que servidores estaduais da educação relembram o ato conhecido como "Batalha do Centro Cívico", ocorrida em 29 de abril de 2015, em frente ao Palácio Iguaçu. Na ocasião, servidores protestavam contra um projeto que previa mudanças na Paranaprevidência, quando, à mando do  governo, policiais militares contiveram os manifestantes com bombas de gás, jatos de água e balas de borracha.