domingo, abril 17, 2022

Laranjeiras do Sul - Secretaria de Saúde orienta população sobre os cuidados e prevenção da doença de Chagas

A Secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul faz o alerta sobre a importância de dar visibilidade à doença silenciosa que compromete a saúde do coração e do sistema digestivo. A data rememora quando, em 1909, Carlos Chagas identificou, pela primeira vez, em uma paciente, o Trypanosoma cruzi, protozoário causador da doença. Conhecido como barbeiro, o inseto não gosta de luz e vive em locais sombreados, onde a temperatura é sempre mais baixa. Ele se esconde em frestas, galinheiros, montes de lenha e casas de madeira. 

A Bióloga da Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde, Nádia de Assis, orienta que caso alguém encontre um inseto suspeito, pode capturá-lo com um saco plástico, ou outro recipiente, tendo as mãos protegidas, e levá-lo ao Departamento de Vigilância em saúde para que sejam identificados e posteriormente encaminhados ao laboratório para analisar se estão contaminados pelo protozoário Trypanosoma cruzi. “Uma das formas de prevenção da doença é evitar que o inseto forme colônias dentro das residências. Recomenda-se usar medidas de proteção individual, principalmente em áreas de mata”, afirmou a Bióloga.


SINTOMAS DA DOENÇA:Fase aguda (fase inicial): febre persistente (mais de 7 dias); dor de cabeça; fraqueza intensa; inchaço no rosto e pernas; manchas vermelhas na pele, além da lesão da picada. Nesta fase a doença também pode passar despercebida e o diagnóstico pode ser clínico (avaliação médica) e laboratorial (exames).Fase crônica: pessoas não tratadas na fase aguda podem desenvolver a crônica e apresentar complicações cardíacas ou digestivas.Como nem sempre os sintomas são perceptíveis, o indivíduo pode saber que tem a doença, 20, 30 anos depois de ter sido infectado, ao fazer um exame de sangue de rotina.

PREVENÇÃO: -Manter quintais, jardins, galinheiros e estábulos limpos sem acumular entulhos ou lixo;-Consuma apenas alimentos lavados e desinfetados;-Limpar locais onde se penduram quadros e folhinhas, bem como embaixo dos colchões. 

TRATAMENTO:O tratamento da doença de Chagas deve ser indicado e acompanhado por um médico, após a confirmação da doença. Os medicamentos são disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde, gratuitamente.