quinta-feira, abril 14, 2022

Defesa Civil e Usinas Salto Osório e Salto Santiago iniciam ações preventivas em residências localizadas abaixo das barragens

As Usinas Salto Osório e Santo Santiago, operadas pela ENGIE Brasil Energia no Paraná, em parceria com a Defesa Civil dos municípios de Quedas do Iguaçu, São Jorge d'Oeste, São João, Sulina, Rio Bonito do Iguaçu, Saudades do Iguaçu, Boa Esperança do Iguaçu, Boa Vista da Aparecida, Capitão Leônidas Marques, Cruzeiro do Iguaçu, Nova Prata do Iguaçu, Realeza e Três Barras do Paraná realizarão visitas aos moradores em áreas próximas as suas dependências e trechos localizados no rio Iguaçu e seus principais afluentes.

A atividade visa identificar e cadastrar residências e moradores localizados em regiões vulneráveis a alagamentos, cheias naturais ou eventos adversos. O levantamento faz parte das ações de consolidação dos Planos de Contingência das Defesas Civis municipais e Plano de Ação de Emergência das Usinas, que têm como objetivo a prevenção, a preparação e o gerenciamento eficiente de riscos e emergências comuns a cheias naturais e eventos adversos.

A partir de 18 de abril, os municípios vizinhos à Usina Salto Santiago receberão a visita de técnicos devidamente uniformizados dentro do horário comercial e, em seguida, a partir do dia 5 de maio, será a vez dos municípios vizinhos à Usina Salto Osório serem mapeados. Durante a visita, serão solicitadas informações sobre os grupos familiares, tais como o número de pessoas que moram no local e suas idades, se há pessoas residentes com deficiência ou mobilidade reduzida e dados para contato (número de telefone ou celular). Não serão solicitados números de documentos, dados bancários ou outros que possam expor a privacidade dos cadastrados.

O entendimento das condições de cada grupo familiar é importante para a elaboração de ambos os planos, pois fornecerão subsídios para definição das ações em situações de alerta e emergência, definindo, por exemplo, rotas de fuga adequadas para cada cidadão, caso sejam necessárias.

A atividade de cadastramento compõe uma das ações previstas para o atendimento da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDEC (Lei 12.608/2012) e a Política Nacional de Segurança de Barragens (Leis nº 12.334/2010 e n° 14.066/2020).

“Queremos continuar com um relacionamento muito próximo das nossas comunidades vizinhas, por isso a gente conta com a colaboração de todos na recepção das equipes e na coleta das informações, são dados fundamentais para que possamos agir assertivamente em nossas ações preventivas” comenta Diego Seminara, gerente da Regional Rio Iguaçu da ENGIE Brasil Energia.

Desde o dia 13 de abril, a Companhia também iniciou uma campanha de comunicação nos veículos locais, explicando todas as etapas do processo e reforçando a importância da iniciativa para a segurança e bem-estar de todos.

Em caso de dúvidas ou esclarecimentos sobre a atividade, a população poderá entrar em contato com a Defesa Civil do seu munícipio, ou pelo canal de comunicação da ENGIE Brasil Energia pelo link: http://engie.com.br/.../usinas/seguranca-de-barragens/Defesa Civil e Usinas Salto Osório e Salto Santiago iniciam ações preventivas em residências localizadas abaixo das barragens.