sexta-feira, abril 08, 2022

Campina do Simão - Unicentro entrega Plano de Manejo para áreas de conservação


O trabalho da Unicentro na comunidade foi, mais uma vez, destaque na região e evidenciado na solenidade de entrega do Plano de Manejo de três Unidades de Conservação localizadas em Campina do Simão, que fica a 70 quilômetros de Guarapuava. A cerimônia também foi palco do lançamento do livro “Tecendo propostas interdisciplinares para a prática da educação ambiental nos anos iniciais”.

A entrega dos materiais, conta o coordenador-geral do projeto, professor Paulo Roberto da Silva, é resultado de um trabalho executado pela Unicentro no município durante 42 meses. “De 2017 a 2021, nós estudamos as estações, fizemos levantamento de toda a fauna, flora, biota aquática e qualidade de água e, com isso, nós produzimos um documento que tem todas as informações das estações e, junto com isso, nós fizemos educação ambiental para sabermos como que a população do município enxerga essas estações”, complementa o decente.

A partir desse documento, foi possível elaborar e entregar ao município um plano de manejo, com o objetivo de apresentar estratégias de trabalho nas unidades que vão possibilitar a manutenção dos pontos positivos identificados e a resolução dos aspectos negativos.

O trabalho realizado nas Unidades de Conservação Capivara I, Capivara II e Neurice Barbosa de Alcântara tem sido determinante para que recursos do ICMS Ecológico sejam repassados ao município, beneficiando, principalmente, as áreas de educação, saúde e meio ambiente, através da manutenção das estações. Por isso a importância de um estudo minucioso na área, como aponta o prefeito de Campina do Simão, André Júnior de Paula. “É um dia histórico para Campina do Simão, por todo esse trabalho que vem desde 2017. Sem o ICMS Ecológico, hoje, as nossas contas não fechariam, não aprovariam. Mas hoje, nós falamos que a parte econômica não é a principal, a primordial. Vem também a parte a educacional, a social”, diz.

Também a partir do conhecimento produzido pela equipe da Unicentro sobre as unidades de conservação, foi possível elaborar o livro “Tecendo propostas interdisciplinares para a prática da educação ambiental nos anos iniciais”. Para a secretária de Educação de Campina do Simão, Crislaine Freitas, o material servirá para orientar as atividades da rede de ensino. “Os alunos vão levar para casa a conscientização do meio ambiente, da fauna da flora, das águas. A educação vai continuar realizando esses projetos em parceria com a Unicentro e com nossos professores”, relata.

Mesmo a entrega dos materiais, a Unicentro segue atuando no município, mantendo o contato direto com a comunidade no acompanhamento e avaliação da execução do plano de manejo.